Lançamentos

Top  Previous  Next

 

Os lançamentos são utilizados em tabelas estrangeiras a partir da digitação de informações em outras tabelas, inclusive com o estabelecimento de condições para que lançamentos sejam criados (neste caso, sob a condição do registro não existir na tabela).

 

No lançamento, novos registros são inseridos na tabela-alvo e seus campos imediatamente modificados com os valores estabelecidos, não havendo a necessidade de existir relacionamento entre as tabelas. No entanto, mesmo assim é necessário que esta tabela seja informada nas Tabelas Auxiliares.

 

As aplicações geradas pelo Gvinci são capazes de controlar não só a geração desses lançamentos como também a sua manutenção. Vamos ver, agora, como é que a aplicação controla quais registros foram gerados por meio de lançamentos e a partir de qual arquivo foram originados.

 

Sempre que um lançamento é definido no projeto, dois campos podem ser designados para controle dos lançamentos, na definição da estrutura da tabela:

 

Um campo que servirá como INT~LAN é criado dentro da tabela geradora do lançamento para servir de ligação com o registro lançado na tabela alvo. Este campo vai controlar quantas vezes o lançamento é feito.

 

Um campo que servirá de COD~LAN é criado dentro da tabela alvo do lançamento. Este campo vai controlar quantos registros foram gerados através do lançamento recebido.

 

Se você relacionou uma ou mais tabelas auxiliares, a interface representada pela figura abaixo estará habilitada para a definição de lançamentos.

 

Para criar um lançamento em uma tabela auxiliar, proceda conforme se segue:

 

1. Clique sobre o botão para criar um novo Lançamento;

 

2. Digite uma identificação para o lançamento no campo denominado Título;

 

3. Informe a quantidade de lançamentos que serão efetuados. Observe que este valor pode ser informado de diversas formas:

Informando diretamente um número;
Informando uma variável que tenha criado e designado;
Capturando um campo qualquer do banco de campos;
Informando uma fórmula que envolva um ou mais campos;
Abrindo a janela Fórmulas através do botão , clicando no botão para elaborar uma função que retorne um valor a ser utilizado. Esta flexibilidade é útil, por exemplo, quando são efetuados diversos lançamentos em uma tabela, de acordo com o número de parcelas de pagamento de mercadorias.

 

4. Conforme o caso exigir, marque a opção Excluir o lançamento quando registro gerador for excluído, para que o Gvinci crie rotinas na aplicação final para apagar o registro alvo do lançamento, quando o registro que o gerou for apagado;

 

5. Se desejar, você pode estabelecer duas condições envolvendo o lançamento em definição:

 

Lembre-se que este lançamento só será executado após a inclusão do registro na tabela básica (origem do lançamento) razão pela qual deve-se ter cuidado especial sobre o modo como foi aberta esta tabela-alvo, na aba Tabelas auxiliares.

 

6. Para executar o lançamento: Preencha o campo Condição de inclusão de lançamento, clicando sobre o botão ,utilizando os mesmos recursos existentes para a criação das validações e pré-validações explicadas anteriormente neste tópico. Assim, o lançamento só será criado quando esta condição for atendida;

 

7. Para retirar o lançamento: Preencha o campo Condição de exclusão, utilizando aqueles mesmos recursos. Assim, o lançamento só será retirado se esta condição for atendida;

 

8. Finalmente, fazendo uso da coluna "Expressão a ser colocada no campo alvo", para cada campo alvo, estabeleça uma expressão para processá-lo. Esta expressão pode ser definida utilizando-se a janela Fórmulas ou através do Editor de Códigos para elaborar uma função para retornar o valor desejado.

 


Tópicos relacionados:

Processos

Tabelas auxiliares

 

Vídeos explicativos disponíveis pelo Canal da SSI no youtube:

11.1 - Gvinci Lançamento em página de dados - Básico

11.2 - Gvinci Lançamento em Página de dados - Avançado

14.1 - Gvinci Criando lançamentos em Grid - Básico

14.2 - Gvinci Lançamento no Grid - Avançado