Inserindo tabelas auxiliares

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Ao utilizarmos um controle Grid, por exemplo, podemos precisar de tabelas auxiliares que irão fornecer os dados que serão usados durante o processamento.

 

Para inserir tabelas auxiliares para o Grid, utilize a propriedade AuxiliarTables, em destaque na figura abaixo:

 

Ao clicar no botão da propriedade AuxiliarTables, a figura abaixo aparece:

 

Siga as instruções abaixo para inserir uma tabela auxiliar para o Grid.

 

1. Clique sobre o botão ;

 

2. Selecione a tabela desejada a partir da lista Tabela;

 

O apelido da tabela aparecerá automaticamente. Este apelido foi definido durante a definição da tabela no painel Banco de dados.

 

3. Na aba "Definição", marque a opção "Forçar relacionamento";

 

4. Selecione um dos índices para a tabela escolhida, a partir da lista Índice;

 

5. Na seção Relacionamentos, clique no botão para escolher um campo para unir a tabela básica à nova tabela auxiliar adicionada, a partir da lista apresentada.

 

A janela Fórmula será exibida.

 

6. Clique no campo que deseja escolher para o relacionamento e em seguida, clique em para incluir o campo na expressão.

 

O botão pode ser usado para inserção manual de código CSharp.

 

7. Clique em .

 

A opção Criticar pode ser marcada caso o relacionamento seja forçado (quando a opção Forçar relacionamento estiver marcada). Neste caso, o Gvinci criará rotina na aplicação para apresentar a mensagem definida no campo Mensagem crítica, caso haja algum erro na realização do relacionamento durante a execução.

 

Caso esta tabela auxiliar esteja sendo aberta como alvo de um lançamento, este lançamento só será executado após a inclusão do registro na tabela básica (origem do lançamento) razão pela qual deve-se ter um cuidado especial com a opção Criticar, pois ela será executada antes que o lançamento seja efetivado. Na maioria dos casos, as tabelas auxiliares que são alvos de lançamentos devem estar com esta opção desmarcada.

 

A opção Utilizar todos os campos (SELECT *) deve ser usada para selecionar todos os campos da tabela. A expressão SELECT * serve para selecionar todos, visto que o caractere coringa * significa "todos". Se não marcar esta opção, você poderá então definir quais os campos farão parte do relacionamento.

 


Tópicos relacionados:

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Lançamentos

Processos

 

Vídeo explicativo disponível pelo Canal da SSI no youtube:

08.1 - Tabelas auxiliares em páginas de dados