Tipos de Consultas

Top  Previous  Next

 

Na definição dos campos de uma consulta, no painel Banco de Dados, há o botão , que chama a janela Fórmula, onde podemos estipular condições de filtragem:

 

Na aba "Ligações e seleções" da janela Construtor de consulta, há uma lista de quatro tipos de Join disponíveis, na opção Tipo de ligação.

 

Nesta aba, podemos definir como extrair informações de várias tabelas ao mesmo tempo.

 

INNER: Tipo de relacionamento que seleciona os registros combinados em ambas as tabelas, isto é, para que um registro seja aceito como resultado do relacionamento, o campo que faz a ligação entre as duas tabelas deve satisfazer as condições em ambas.

 

Utilizamos o Inner Join quando é preciso montar um conjunto de registros (recordset) lendo dados de mais de uma tabela. É uma forma de unir tabelas, e para isso é preciso que haja uma relação entre elas, isto é, um campo de ligação. É importante ressaltar que estes campos não precisam ter o mesmo nome, porém devem ser do mesmo tipo.

 

LEFT: Tipo de relacionamento que inicia a análise da estrutura de uma tabela da direita para uma tabela da esquerda, no banco de dados.

 

RIGHT: Tipo de relacionamento que inicia a análise da estrutura de uma tabela da esquerda para uma tabela da direita, no banco de dados.

 

Observe a ilustração abaixo:

 

FULL: Este tipo de relacionamento, também chamado de FULL OUTER JOIN, é usado para selecionar todos os registros de todas as tabelas envolvidas no relacionamento.

 


Veja também:

Construtor de consultas