JavaScript - definição

Top  Previous  Next

 

É uma linguagem usada para criar pequenos programas (scripts) que podem realizar ações em uma página da Internet. Com esta linguagem, é possível criar efeitos especiais nas páginas e incluir interatividades com o usuário. O navegador (Internet Explorer, Mozilla, Chorme, etc.) do cliente é encarregado de interpretar as instruções Javascript e executá-las para realizar estes efeitos e interatividades. Assim sendo, podemos dizer que o maior recurso de que esta linguagem necessita é o navegador, pois o sucesso na execução de seus scripts dependem das funcionalidades e recursos que cada navegador possui.

 

Para quem já conhece HTML, JavaScript é o próximo passo, pois proporciona ao programador a implementação de suas páginas e adiciona recursos aos seus projetos. O aprendizado desta linguagem é muito simples e mesmo aqueles que não possuem muito conhecimento de programação terão facilidade em utilizá-la.

 

Com a linguagem JavaScript podemos construir efeitos especiais nas páginas de Internet, por exemplo, quando determinada área da página precisa de itens com movimento e alteração das cores. É possível também executar certas instruções para responder a usuários, proporcionando a criação de páginas com acessórios tais quais agendas, calendários, calculadoras, etc.

 

Ao clicar no botão , o editor JavaScript será aberto, onde você poderá digitar seus scripts:

 

O Editor JavaScript também pode ser chamado para adicionar scripts usando as propriedades StartScripts, EndScripts, Header, no controle Form. Para detalhes, consulte o tópico: Função e propriedades do Form.

 

Os scripts devem ser armazenados na pasta JS, em destaque na figura abaixo:

 


Vídeos explicativos disponíveis pelo Canal da SSI no youtube:

KB09 - JS maximizando janela

KB24 - JavaScript no OnBlur

KB45 - Implementando relógio com código javascript