Definindo um projeto

Top  Previous  Next

 

Quando inserimos um Projeto vazio, um projeto padrão já vem inserido na solução.

 

1. Clique duas vezes sobre Título do projeto para definir as propriedades;

 

2. Preencha os campos de acordo com as definições a seguir:

 

Título: Insira o título para o projeto. Este título aparecerá na árvore do projeto no painel Módulos da solução. Pode ser alterado diretamente no painel Módulos da solução, bastando clicar sobre o título e pressionar <F2> para editar:

 

O Título do projeto será exibido também no módulo Sobre, do menu Ajuda na aplicação final, conforme figura abaixo:

 

Empresa: Insira o nome da empresa desenvolvedora da aplicação. O nome especificado neste campo aparecerá na tela do módulo Sobre para especificar detalhes sobre direitos autorais.

 

Versão do projeto: Insira a versão do projeto. A versão 1.0 é sugerida pelo Gvinci.

 

Pasta do Projeto: Insira o nome da pasta onde o projeto será armazenado. A pasta do projeto é criada automaticamente dentro da pasta da solução, após a geração de código fonte da aplicação. O nome padrão sugerido para esta pasta é "Projeto".

 

As pastas para os módulos do projeto (chamadas de "pastas do sistema") são criadas automaticamente dentro da pasta do projeto.

 

Para desativar a exibição das pastas do sistema, desabilite a opção "Visualizar todas as pastas do sistema". Desta forma, somente a pasta Pages ficará visível.

 

Session Timeout: Insira o tempo, em minutos, que a sessão irá durar.

 

Authentication Timeout: Insira o tempo, em minutos, que a autenticação no projeto será válida.

 

Skin padrão: Permite definir um Skin padrão para todas as páginas da solução.

 

 

Analista / Projetista: Insira o nome do analista ou do projetista. Esta informação será adicionada ao módulo Sobre para definir o autor ou analista do projeto.

 

CopyRight: Neste campo você pode incluir, como exemplo, a frase "Todos os direitos reservados", para detenção de direitos autorais pelo analista/projetista e pela empresa, todos já citados. Como padrão, o Gvinci sugere a mesma frase em inglês: "All rights reserved", exibida no módulo Sobre, conforme figura citada acima.

 

Namespace: Insira o nome do namespace que será utilizado pelo projeto. Um namespace é usado para organizar o código, criando assim um nome de ambiente onde os elementos de código terão seu espaço para evitar conflitos com nomes de classes e métodos usados em outra parte do código. É muito útil quando se precisa utilizar duas classes com o mesmo nome, sendo uma em cada namespace.

 

Versão do ReportViewer: Aqui você pode determinar a versão do ReportViewer (previamente instalado) que será utilizada para a visualização de relatórios do Gvinci. Link para download: http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=35747

 

Id do projeto: Neste campo você pode inserir uma identificação para o projeto que será usada internamente pela aplicação.

 

Informações para Autenticação: Apresenta campos que precisam ser preenchidos com informações para autenticação do usuário. Para detalhes, consulte o tópico Informações para Autenticação.

 

Variáveis de ambiente customizadas (AppSettings - Web.config): Permite que você crie suas próprias variáveis de ambiente.

 

Página inicial: Coloque o nome do módulo que será a página inicial padrão de sua aplicação. O botão abre a janela Módulos da solução para a escolha da página.

 

A página inicial é a única página que será sempre aberta em um browser (navegador). As outras páginas poderão ser abertas em controles que funcionam como "Containers", por exemplo: WindowSettings e IFrame.

 

A definição da página inicial pode também ser feita no painel Módulos da solução, clicando o botão direito do mouse sobre o módulo desejado e selecionando "Página inicial":

 

Página de Login padrão: Insira neste campo o nome do módulo que será usado como página de Login padrão para todas as páginas da aplicação. É possível definir também a página de Login através do atalho com o botão direito do mouse sobre o módulo desejado, no painel Módulos da solução, conforme a figura acima.

 

Página de Error: Determina que a página selecionada seja usada como Página de erro para a aplicação. Após selecionar esta opção, você deverá também alterar, nas propriedades da página, o tipo de módulo para vínculo com templates. Para mais detalhes, consulte o tópico: Página de erro.

 

Descrição: Insira uma descrição para o projeto, explicando qual a sua finalidade.

 


Veja também:

Criando nova Solução

Abrindo uma Solução existente

Informações para autenticação

 

Vídeo explicativo disponível pelo Canal da SSI no youtube:

GASweb - Controle - Definindo a Solução e o Projeto