Campos

Top  Previous  Next

 

Para inserir campos em uma tabela, siga as instruções abaixo:

 

1. Clique duas vezes sobre a palavra Tabelas.

 

2. Clique com o botão direito do mouse sobre “Campos”, ou utilize o botão . Observe a figura abaixo:

 

2. Clique em “Novo Campo”. Preencha as propriedades conforme explicações abaixo:

 

Nome: Identifica o campo dentro do banco de dados. O nome do campo pode conter espaços, acentos e outros caracteres, porém, não pode começar com número.

 

Apelido: Insira aqui um apelido para o campo, que poderá ser usado internamente pela aplicação.

 

Título: Insira o título do campo que vai aparecer na árvore do banco de dados.

 

Tipo: Determina de que tipo será o campo. Os tipos disponíveis são:

 

Caracter: Para letras, números e símbolos
Numérico: Somente para números. O tamanho do campo numérico deve ser maior que 0 e menor que 36
Lógico: Dados do tipo lógico (true ou false)
Binário: Utiliza o formato binário, próprio para arquivos executáveis, figuras, etc
Memo: Para grande quantidade de text.
Imagem: Também usado para imagens
Data/Hora: Usado para datas ou horas
Data: Dados do tipo data
TimeStamp: Usado para data e hora em uma operação de INSERT or UPDATE porque são automaticamente definidas a data e a hora da operação mais recente se você não especificar um valor. Para definir a data e a hora atual é necessário atribuir ao campo um valor nulo, marcando a opção "Permitir nulo"

 

Quando um tipo é escolhido, o Gvinci sugere um controle para apresentar o campo criado. Por exemplo, se o campo for do tipo "Caracter", então o controle sugerido será um TextBox. Se for do tipo "imagem", o controle sugerido será um "FileUploader".

 

Utilizar campo customizado: Habilita a lista de campos customizados logo abaixo. Os campos customizados são criados no painel Controles Customizados. Ver detalhes.

 

Tamanho: Quantidade máxima de dígitos ou caracteres que poderão ser digitados no campo.

 

Decimal: Caso o campo em definição seja do tipo numérico, você poderá especificar uma quantidade de casas decimais a ser considerada para este campo. Se for especificado um número de casas decimais maior do que 0,  já estará calculada a posição da vírgula, no tamanho do campo.

 

Permitir Nulo: Define se o campo permitirá que sejam gravados valores nulos. Como padrão, esta propriedade já vem desmarcada. Com esta opção desmarcada, quando for feita a gravação dos dados na tabela, o campo obrigatoriamente precisará ter conteúdo.

 

IMPORTANTE: Se esta opção for marcada, o campo não será exibido na lista de campos na definição dos índices, caso sejam primários.

 

Sequência: Se você preferir que o campo seja incrementado automaticamente, a cada registro que é incluído, marque a opção "Sequencial" e o número "1" será inserido automaticamente. Para aceitar esta opção, o campo deverá ser do tipo numérico. É permitido criar somente um campo sequencial para cada tabela.

 

Máscara: Esta opção controla o formato que a sequência dos caracteres do campo vai aparecer para o usuário. Este recurso diminui as margens de erro de digitação dos usuários da aplicação, inserindo os dados na sintaxe esperada.

 

A máscara padrão já vem definida para o campo numérico. Por exemplo, se você determinar o tamanho do campo numérico para 3, a máscara sugerida será 999. Você pode personalizar o conteúdo deste campo, definindo como prefere a apresentação dos dados do campo, adicionando uma nova máscara.

 

Os campos do tipo lógico, imagem, memo, binário e TimeStamp não possuem máscara.

 

Os caracteres especiais especificados nas máscaras são:

(!) - significa que o caractere que for digitado nesta posição será transformado para maiúsculo, aceitando qualquer tipo de caractere
(A) - significa que o caractere que for digitado nesta posição só poderá ser alfabético, acentuado ou não, impedindo a inserção de dígitos numéricos
(9) - significa que somente dígitos numéricos poderão ser digitados no campo em uma determinada posição
(#) - funciona de maneira idêntica ao número 9 com a diferença que espaços também poderão ser digitados
(a) - significa que somente caracteres alfabéticos minúsculos poderão ser digitados nesta posição
(X) - significa que qualquer caractere poderá ser digitado na posição
arroba (@) - é usado, na primeira posição da máscara, em conjunto com qualquer um dos acima especificados. Quando este caractere figura na máscara, o caractere seguinte a este servirá para todos os caracteres digitados no campo. Por exemplo: @! (tudo maiúsculo), @A (tudo alfabético) etc. Combinações podem ser feitas, como por exemplo: @!@A (tudo o que for digitado no campo só poderá ser em maiúsculas e alfabético)

 

Valor Padrão : Permite criar um valor default (padrão) para o campo. O valor default é registrado no banco de dados e será gravado quando nenhum valor for enviado ao campo. Esta opção é desativada quando se marca a caixa de verificação "Sequencial", já que, neste caso, o conteúdo do campo vai obedecer uma sequência de inserção.

 

Descrição: Digite informações sobre o campo em definição para que sejam utilizadas na documentação da aplicação, que é gerada pelo Gvinci.

 

Utilizar controle customizado: Marque esta opção se o controle para o campo já houver sido criado no painel Controles Customizados. Caso a máscara escolhida seja diferente da máscara do controle customizado, aparecerá a mensagem de confirmação para alteração da máscara.

 

Customizar controle de apresentação: Habilita o Controle de Apresentação, exibindo as propriedades de Aparência, Comportamento, Layout e Miscellaneous. Esta funcionalidade permite configurar o controle correspo        ndente ao campo que está sendo criado. Por exemplo, caso você escolha o tipo Lógico para o campo, o controle customizado sugerido será um Checkbox.

 

Para mais detalhes, consulte o tópico Controle de apresentação.

 


Veja também:

Definindo índices

Definindo tabelas

Definindo um banco de dados